Ginecologia

Mesmo com tanta informação disponível e campanhas de alerta, 4 milhões de brasileiras nunca foram ao ginecologista e outras 6,5 milhões, não se consultam regularmente. A partir desses números, entendemos que o processo de conscientização é essencial e talvez falho. Sabemos que a rede pública não oferece o suporte necessário e é frequente a indisponibilidade de profissionais para atendimento. A falta de acesso à informação também é um agravante.

A ginecologia é a área da medicina especializada no estudo e cuidado do sistema reprodutor feminino e também das mamas. Além de tratar doenças que acometem as mulheres, ajuda a preveni-las. É a especialidade que orienta o uso dos métodos contraceptivos. Também investiga e trata as principais doenças que acometem as mulheres como: cistos, mioma uterino, doença inflamatória pélvica, candidíase, vaginose, infecções sexualmente transmissíveis, cânceres, disfunções hormonais, entre outros.

O recomendado é realizar acompanhamento médico regularmente e exames de prevenção no mínimo anualmente. Porém não é só a parte de saúde que pode ser beneficiada por esse acompanhamento. A saúde sexual da mulher é beneficiada através do autoconhecimento oferecido. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, de 100% dos novos casos em mulheres, no Brasil, em 2020, o câncer de mama representou 29,7%. É o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres.
Muitas mulheres têm dúvida de quando é necessário buscar atendimento. Porém não há uma resposta única para essa pergunta. Depende da situação e do objetivo. A primeira consulta da vida de uma mulher deve ocorrer após a primeira menstruação. Esse momento demanda cuidados e orientações médicas determinantes para a saúde da mulher.
A consulta anual também é de suma importância para tirar dúvidas, relatar acontecimentos, investigar doenças através de exames e receber orientações. Em casos emergenciais, como por exemplo, sangramento excessivo, dores na pelve, corrimento e de tratamento de doenças, as visitas devem ocorrer em maior frequência, a ser determinada pelo médico.